Campeão Mundial de Para Jiu-Jitsu classe A é de Francisco Beltrão e faz parte do Projeto Legítimo Atleta

Postado em: 22 de Abril de 2019 por Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações

O atleta Roger Basso, beltronense, aluno da escola Gracie Barra e bolsista do projeto “O Legítimo Atleta”, conquistou o título de campeão mundial de jiu-jitsu paradesportivo na sua categoria no sábado (dia 20), em competição em Abu Dhabi, organizada pela Federação Brasileira de Jiu-jitsu paradesportivo (FBJJP) conjuntamente com a Federação de Jiu Jitsu da União dos Emirados Árabes (UEAJJF).

Roger sofreu um acidente há 02 anos e precisou fazer amputação de uma das pernas, desde então, fazendo uso de uma prótese, retomou suas atividades diárias rotineiras com dificuldades em enxergar a nova condição com boa perspectiva. Em um dia, fazendo compras, foi convidado pelo professor de artes marciais e Rotariano Álvaro A. Francescon a experimentar aulas de jiu-jitsu, e fazer parte do projeto “O Legítimo Atleta”, idealizado e conduzido pelo professor Álvaro com o apoio do Rotary Club Francisco Beltrão “Novas Gerações”.

Roger iniciou os treinos há aproximadamente 05 meses, junto com o atleta Alisson Flores, e ambos demonstraram interesse e começaram a treinar na Gracie Barra Francisco Beltrão para participarem de campeonatos de jiu-jitsu paradesportivo.  No dia 17 de fevereiro, a equipe de atletas da Gracie Barra, juntamente com outros atletas convencionais, acompanhou a participação de Alisson e Roger no campeonato nacional pro de Jiu-jitsu organizado pela UEAJJF, no evento que acontece paralelamente, de parajiu-jitsu, organizado pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu paradesportivo (FBJJP), que aconteceu em Curitiba – PR. Esse evento foi uma seletiva para o Campeonato Mundial que está ocorrendo entre dia 20 e 26 de abril em Abu Dhabi também organizado pela UEAJJF. Os dois atletas foram selecionados para participarem do evento mundial deste ano, mas, por uma lesão em um dos fêmures, Alisson está temporariamente impedido de continuar competindo.

Com várias ações para juntar recursos, também com auxílio de patrocinadores e apoiadores, o atleta Roger Basso, acompanhado do atleta Willian Elicker (que ainda luta na quarta-feira dia 24), em excelente participação em Abu Dhabi, conquistou a medalha de ouro na sua categoria (classe funcional A, médio pesado) tornando-se o primeiro Paranaense a ser consagrado campeão mundial de jiu-jitsu paradesportivo.

O agradecimento é muito aos patrocinadores que possibilitaram a viagem para que os nossos atletas pudessem hoje estar competindo no Mundial de Jiu-jitsu e jiu-jitsu paradesportivo em Abu Dhabi: Mestre do Açaí; CSV viagens; Sherer; Academia Oxigênio e Dilamar Seguros.

O Rotary Club de Francisco Beltrão Novas Gerações se orgulha muito desse projeto, e parabeniza o Rotariano Álvaro e Andreia por todo esse empenho e dedicação, movimento que faz toda a diferença na vida desses jovens, criando novas possibilidades e novos caminhos a eles.